FAQ: Perguntas Frequentes sobre as Fraldas Reutilizáveis

As fraldas reutilizáveis modernas são uma forma divertida e prática de adotar não só um estilo de vida mais ecológico e saudável, como também de poupar muito dinheiro.

Estima-se que a utilização de fraldas reutilizáveis possa representar uma poupança de 500€ durante todo o período de uso de fraldas pelo bebé. Esse valor pode ainda ser superior se tiver um segundo filho, visto que as fraldas reutilizáveis podem durar o suficiente para dois bebés!

Neste artigo, vamos responder a algumas das perguntas frequentes relacionadas com as fraldas reutilizáveis. Em caso de mais questões, não hesites em deixar um comentário ou em entrar em contacto com a nossa equipa.

Lê também:

Para saber quantas fraldas reutilizáveis precisas para começar, é preciso considerar a idade do teu bebé. Os recém-nascidos e bebés até aos 6-12 meses usam cerca de 10 a 12 fraldas por dia, enquanto que os bebés mais crescidos podem precisar de 6 a 8 fraldas.

Idealmente, é aconselhável ter no início 24 fraldas reutilizáveis e 6 a 12 absorventes. Esta quantidade vai permitir-te que faças máquinas de roupa a cada 2-3 dias.Considerando que a mulher quer usufruir da presença do companheiro e que o companheiro quer estar presente no parto (e isto é mesmo importante!) a seguinte questão que se coloca é:

Lavar as fraldas reutilizáveis não precisa de ser um bicho de sete cabeças! Na realidade, não é mais difícil do que lavar roupa normal. Simplesmente têm que ser feitas máquinas com alguma regularidade…mas com um bebé em casa, isso é normal.

Para começar, é aconselhável ter um saco impermeável para colocar as fraldas sujas enquanto não faz uma máquina de roupa.

Se a fralda estiver apenas molhada, basta colocá-la diretamente no saco e esperar até fazer uma máquina.

Se estiver suja, é aconselhado que a passes por água primeiro e depois podes colocá-la no saco impermeável.

É aconselhado que as fraldas reutilizáveis sejam lavadas a água quente. É importante que para a lavagem das fraldas reutilizáveis se use um detergente adequado. Os detergentes adaptados para as fraldas reutilizáveis permitem não só lavá-las bem, como também preservar os seus materiais e manter a boa absorção.

Para ficares a conhecer os diferentes tipos de fraldas reutilizáveis, os seus prós e contras, a consultora da Rebento, Ana Monteiro, preparou um artigo completo sobre este tema.

Clica aqui para leres e conseguires assim decidir qual é o melhor tipo de fralda para ti e para o teu bebé.As fraldas reutilizáveis, quando bem tratadas, duram até ao desfralde do bebé. Se forem cuidadas e lavadas sempre com detergentes apropriados, podem ser usadas também num segundo filho!

A longevidade das fraldas reutilizáveis será afetada pelas seguintes variáveis:

  • Quantas fraldas tens, o que vai determinar a frequência com que serão lavadas;
  • O detergente usado na lavagem, sendo a evitar aditivos ou branqueadores, pois têm muitos químicos e danificam os materiais das fraldas reutilizáveis;
  • O método de secagem, sendo a privilegiar a secagem ao ar livre, pois o uso de secador pode danificar as fibras das fraldas.

Normalmente, sim. No entanto, recomendamos para uso de noite fraldas destinadas a esse uso e/ou o uso de absorventes na fralda, para evitar fugas. O uso de um absorvente irá proporcionar uma absorção adicional necessária para manter o bebé confortável e seco durante toda a noite.