Essenciais Eco para as Lancheiras

Quando se aproxima a fase em que os nossos bebés começam a comer, tendemos a procurar logo soluções para as lancheiras. Levar as refeições sempre que saímos de casa ou para a creche torna-se uma preocupação constante.Fazermos as lancheiras dos nossos bebés nem sempre é fácil pois requer organização, escolher ingredientes de boa qualidade e confecioná-los, garantindo qualidade e variedade.Em alternativa, podes comprar opções já prontas, saudáveis e apropriadas à idade do bebé como são exemplo as papas biológicas de cereais integrais sem açúcar ou conservantes da Topfer, principalmente nos primeiros tempos.

Aliada a esta preocupação vem a vontade de acondicionar e transportar os alimentos e refeições de forma segura, saudável e ecológica.

 

Para além da qualidade dos alimentos, a forma como os acondicionamos também é importante na preservação da sua qualidade e no respeito pela saúde dos nossos filhos e do planeta.

Aqui, simplificar é a palavra de ordem! Tanto na escolha dos alimentos, como na escolha dos recipientes que os acondicionam.A escolha dos alimentos também pode contar com alguns essenciais ECO, nomeadamente:

  • a compra dos mesmos ser a granel;
  • serem biológicos;
  • serem da zona e confecionados onde residimos.

Por vezes, fruta ou frutos secos e uma bebida vegetal fazem um lanche equilibrado e prático!Os dois principais requisitos para escolhermos os produtos que irão acondicionar as nossas lancheiras são:

  • que o mesmos sejam feitos de materiais naturais e não prejudiciais à qualidade dos alimentos e à nossa saúde (consequentemente serão amigos do ambiente) e,
  • em segundo procuramos artigos seguros no seu design para que possibilitem um manuseamento e limpeza adequados.

Vamos optar por materiais isentos de ingredientes nocivos como plásticos com f-talatos e BPA’s e de preferência com um ciclo de vida longo.

A fisionomia deve possibilitar uma correta higiene e utilização, quer por nós quer pelos nossos filhos quando já tiverem idade.

Não deverão assim apresentar uma fisionomia que propicie o acumulo de bactérias, com acabamentos pouco seguros de manusear ou que vertam líquidos caso seja o objetivo do artigo acondicionar os mesmos.Em alternativa aos recipientes de plástico podemos escolher recipientes de:

Para substituir as convencionais películas aderentes ou de alumínio descartáveis podemos optar por:

 

Antes de comprares qualquer produto, sugerimos que reflitas sobre estes 5 passos:

 

  • Estou a comprar algo que vai poder ser reutilizado?
  • Posso, mais tarde, partilhar com amigos ou familiares?
  • Posso vender em segunda mão?
  • De que materiais são feitos e por quem foi feito (impacto ambiental e social)?
  • Qual é a durabilidade do artigo?

Tendo que efetivamente comprar, opta por opções sem ingredientes nocivos para ti, para o bebé e para o ambiente. Aqui, também é importante saber por quem e em que condições foram feitos esses materiais e garantir que são seguros.

Esperamos que tenha sito útil e se tiveres algo a acrescentar deixa um comentário: será muito bem vindo para que todos, enquanto pais, possamos fazer as escolhas mais acertadas e conscientes para a nossa realidade e necessidades!

Voltar para o blogue

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários necessitam de ser aprovados antes de serem publicados.