Raiz de Íris: Um Aliado Natural para os Primeiros Dentinhos

Os primeiros dentinhos são sempre um grande desafio! Muitos bebés sofrem e tentam morder tudo, enquanto os papás podem sentir-se desesperados por não conseguirem aliviar esse momento para o seu rebento. Encontrar formas naturais e seguras pode ser um desafio, mas a Raiz de Íris é um aliado poderoso para esta fase desafiadora.A raiz de Íris é um poderoso aliado para quando o bebé tem as gengivas irritadas e procura algo para o aliviar.

Como alternativa aos mordedores tradicionais, a raiz de Íris é, tal como o nome indica, uma raiz de uma planta (a Íris), que já é muito utilizada por Doulas e Naturopatas, principalmente na cultura Alemã.

Elástica e muito resistente, a raiz de Íris tem ativos anti-inflamatórios e analgésicos provenientes do ácido isoftálico. Esse ácido é libertado quando a raiz entra em contacto com a saliva do bebé.

Depois de alguns minutos de morder a raiz, os principais ativos calmantes serão libertados e o bebé irá sentir um alívio imediato.As raízes de Íris são trabalhadas à mão e escolhidas de forma a que sejam totalmente seguras para o bebé. Cada raiz é, por isso mesmo, sempre diferente, tanto na sua forma, como por vezes na sua cor.

São vendidas com um pequeno cordel, mas que apesar de dar a ideia de que é para o colocar ao pescoço, não é! Não é aconselhado pendurar ao pescoço do bebé a raiz; mas sim colocá-la no seu pulso ou até prendê-lo ao seu brinquedo favorito.Enquanto o bebé tiver acesso à raiz de Íris, deve estar sempre supervisionado por um adulto.

Antes de a dar ao bebé, é aconselhado que se ferva a raiz colocando-a por alguns segundos (30 segundos é suficiente) em água a ferver. Depois de arrefecer ao ar livre, podes dá-la com segurança ao bebé durante cerca de 10 minutos. Este cuidado deve ser feito também depois da utilização da raiz, sendo que a mesma deve secar ao ar livre.

Para saberes mais sobre a raíz de Íris, vê este pequeno vídeo que a fundadora da Rebento explica rapidamente o que é e como usá-la:

Voltar para o blogue

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários necessitam de ser aprovados antes de serem publicados.