Crianças – Como ter um Sistema imunitário Forte

[vc_row][vc_column][vc_column_text]O sistema imunitário é uma rede complexa, interna e externa, que percorre todo o nosso corpo como uma comunidade.[/vc_column_text][vc_column_text]O principal objetivo deste sistema é reconhecer e proteger face aos agentes que o “atacam”.[/vc_column_text][vc_text_separator title=”As Bases”][vc_column_text]Nenhum dos nossos sistemas é independente ou opera em separado dos outros, ou seja, quando algo acontece no pulmão pode afetar o intestino e vice-versa.

Afeções digestivas podem lesar o nosso sistema imunitário. Como são exemplo as crianças que sofrem de asma, eczema ou alergias.

 

Por exemplo, existem estudos que relatam uma maior incidência de casos de bebés com peles atópicas e alergias que não foram inoculados pela flora bacteriana vaginal da mãe no momento do parto.

A saúde do nosso intestino tem um impacto muito significativo no desenvolvimento do sistema imunitário e começa antes do nascimento.[/vc_column_text][vc_single_image image=”17300″ img_size=”medium” alignment=”center”][vc_text_separator title=”Mini Ecologia”][vc_column_text]É um sistema muito sensível e reage de forma  interligada quase como uma cadeia ou teia que, ao tocarmos numa ponta, toda a estrutura é influenciada.

 

Como tal, e sendo o nosso organismo parte de uma ecologia global. Não é só o que comemos, eventualmente, que afeta a nossa saúde. Os factores ambientais tóxicos aos quais estamos expostos também desempenham um papel muito importante na reação do nosso organismo. Pois o excesso de toxinas pode fazer com que o mesmo não as consiga tolerar.

A nossa alimentação, factores ambientais e eventuais carências nutricionais pavimentam o caminho para um sistema imunitário mais ou menos resistente.[/vc_column_text][vc_text_separator title=”Mas então, tendo em conta que estamos diariamente rodeados por milhões de micróbios que têm a oportunidade de causar problemas realmente graves, porque não estamos sempre doentes?”][vc_column_text]O nosso sistema imunitário é dos sistemas de vigilância e resposta mais avançados do universo.

É uma vasta rede de células que comunica, adapta-se e evolui constantemente por todo o nosso corpo.

 

Estar constantemente doentes não é sinal de um organismo e sistema imunitário saudável.[/vc_column_text][vc_text_separator title=”O que é, então, ter um bom sistema imunitário?”][vc_column_text]É ter a capacidade de nos adaptarmos, responder, reagir e ser resilientes à enorme variedade de factores patogénicos aos quais estamos expostos.[/vc_column_text][vc_text_separator title=”Que agentes e factores patogénicos são esses?”][vc_column_text]Vírus, bactérias, insetos, fungos, parasitas… tudo o que possa causar uma doença.

Para além destes agentes, hoje em dia, sabe-se que tudo o que stresse muito e demasiado tempo, o nosso sistema, e à qual o nosso organismo não consegue responder de forma adequada –  é um factor patogénico.

 

Ou seja, a alimentação, stress na escola e alergias, que causam inflamação no organismo – podem ser factores causais.

 

Hoje, sabe-se que o nosso sistema imunitário está em toda parte do nosso corpo e está diretamente ligado ao nosso sistema nervoso.[/vc_column_text][vc_text_separator title=”Então, uma criança saudável nunca fica doente?”][vc_column_text]Uma criança saudável pode e deve ficar doente mas não deve estar doente recorrentemente,

Um sistema imunitário fortalecido vai ajudar a criança a ultrapassar a “agressão” com mais vitalidade e de forma mais rápida, e vivê-la de forma menos intensa.[/vc_column_text][vc_text_separator title=”Que factores desequilibram o sistema imunitário?”][vc_column_text]

  • Toxinas ambientais que comprometem a capacidade de desintoxicação do organismo;
  • Uma alimentação inflamatória ou carências nutricionais;
  • Flora intestinal desequilibrada.

[/vc_column_text][vc_text_separator title=”Que factores desequilibram o sistema imunitário?”][vc_column_text]

  • Toxinas ambientais que comprometem a capacidade de desintoxicação do organismo;
  • Uma alimentação inflamatória ou carências nutricionais;
  • Flora intestinal desequilibrada.

[/vc_column_text][vc_column_text]

É importante atender a vários factores que começam logo no nascimento e com o excesso de tomas de antibióticos.

[/vc_column_text][vc_text_separator title=”E o que podemos fazer, dentro do que está ao nosso alcance enquanto pais?:”][vc_column_text]O objetivo é acalmar a resposta do sistema imunitário a factores ambientais desencadeadores e fortalece-lo.

 

Aqui, podemos recorrer a suplementos naturais e seguros mas que deverão ser prescritos por um profissional de saúde da área que acompanhe o caso e vá à raíz do problema pois cada caso é único.

Alguns desses suplementos podem ser a equinacea, reishi e probioticos.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_hoverbox]Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.[/vc_hoverbox][/vc_column][/vc_row]

Voltar para o blogue

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários necessitam de ser aprovados antes de serem publicados.