As náuseas na gravidez são um dos sintomas mais comuns das futuras mamãs. Até 70% das mulheres grávidas sofrem de náuseas em algum momento durante o início da gravidez. A náusea normalmente começa entre a 4ª e a 8ª semana de gestação e diminui entre 13ª e a 14ª semana.
No entanto, pode começar mais cedo e pode durar mais tempo, ou seja, é variável de grávida para grávida. Embora a náusea seja um sintoma desconfortável, a boa notícia é que não é prejudicial para si ou para o seu bebé e muitas vezes é entendido como sinónimo de uma gravidez saudável.A causa dos náuseas na gravidez não é completamente compreendida. No entanto, parece estar relacionada à produção da hormona da gonadotrofina coriónica humana (HCG), a hormona da gravidez. Mas outras hormonas também podem desempenhar um papel nos sintomas, incluindo o estrogénio e a tiroxina.
Provavelmente, é por isso que os sintomas de algumas mulheres ultrapassam o seu primeiro trimestre. Se se sente cansada, com fome, stressada ou ansiosa, as náuseas podem piorar. E se estiver grávida de gémeos ainda pior, porque terá níveis hormonais mais elevados.Se sofre de náuseas na gravidez e vómitos severos e nada parece ajudar, entre em contato com o seu médico para poder descartar outro tipo de situação, pois pode apontar para um problema que precisa ser abordado, como a Hiperemese Gravidarum, que é uma condição médica que faz com que perca nutrientes essenciais necessários durante a gravidez ou a Gravidez Molar, que ocorre quando há um crescimento anormal de tecido celular onde seria suposto estar o feto.É difícil prevenir completamente os enjoos, até porque é um processo natural e normal da gravidez. No entanto, pode tomar certas medidas para impedir que a sua intensidade aumente. Eis algumas dicas:
- Descanse mais. Reduzir os níveis de stress ajuda a diminuir a intensidade das náuseas na gravidez.
- Coma refeições pequenas, leves e frequentes para garantir níveis estáveis de açúcar no sangue. As amêndoas cruas e sem sal são uma excelente opção.
- Preste atenção ao seu corpo para que perceba quais os alimentos que pioram os sintomas. Normalmente esses alimentos são os fritos, os gordurosos ou muito temperados.
- Mais importante que tudo, mantenha-se bem hidratada. Pode ainda eventualmente incluir umas gotinhas de limão na água para ajudar a acalmar o seu estômago.
Existem também plantas medicinais muito úteis, mas que a sua toma depende de vários factores, incluindo o seu estado de saúde.A Lúcia-Lima e Camomila podem ser úteis na manutenção dos sintomas, pelo que pode beber uma infusão onde mistura as duas.Beba uma infusão com as folhas da hortelã pimenta para a ajudar quando tiver náuseas.O gengibre tem demonstrado repetitivamente ajudar a tratar ou a prevenir as náuseas na gravidez. Até 2g de gengibre por dia é considerado seguro e apropriado. Evite comer biscoitos de gengibre, pois estes contém muito açúcar e pouco gengibre. Opte antes por fazer uma decocção com o gengibre ralado.
Atenção que o gengibre pode ter efeitos secundários no mecanismo de coagulação do sangue. Se toma medicamentos anticoagulantes, aspirina ou outros medicamentos similares, não deve usar o gengibre em doses elevadas devido ao risco de interação medicamentosa.
Comer alimentos ricos em vitamina B6 pode aliviar os sintomas das náuseas da gravidez. Por isso, intensifique o consumo de cereais integrais como o arroz, de leguminosas como o feijão, de oleaginosas como as nozes e os cajus e de frutas e vegetais, como bananas, ameixas, batatas, couve-flor, repolho e abacates
Ingredientes:
- 1 banana madura média a grande;
- 7 morangos grandes;
- 1/2 pedaço de gengibre (2 gramas), descascado e ralado;
- 1 chávena de infusão de lúcia lima
Instruções:
- Use um liquidificador para misturar tudo até se encontrar com uma textura agradável.
- Adicione a infusão para diluir.
- Sirva imediatamente ou guarde no frigorifico durante no máximo 1 dia.
Beckmann, C., Ling, F. W., Barzanksy, B. M., Herbert, W., Laube, D. W., & Smith, R. P., Obstetrics and Gynecology (6th ed.). Baltimore, MD: Lippincott Williams & Wilkins.Clinic, Mayo, Guide To A Healthy Pregnancy. New York, NY: HarperCollins Publishers Inc.
Clinic, Mayo, Guide To A Healthy Pregnancy. New York, NY: HarperCollins Publishers Inc.
Vera Belchior, Naturopata.