Benefícios da Prática de Yoga

A palavra Yoga deriva do sânscrito da raiz Yuj, que significa unir, atar, ligar, ou seja, ligar a parte física à mental, levando à reintegração e reequilíbrio do ser.

Yoga não é um tipo de exercício físico, mas sim algo mais, que nos permite trabalhar ao mesmo tempo o corpo, tonificando os músculos e a mente, focando a atenção na respiração e no momento presente, reduzindo assim a nossa actividade mental.

As aulas de yoga têm uma duração de aproximadamente 60 minutos e são geralmente constituídas por vários tipos de exercícios:

  • as posturas de yoga (asana),
  • exercícios de respiração (pranayama),
  • preparação para a meditação e meditação,
  • relaxamento (no final da aula) e
  • vocalização de mantras.

Há diversos tipos de yoga, uns mais vigorosos, outros mais lentos, uns mais físicos, outros mais espirituais. As aulas podem ser em grupo ou particulares, sendo que neste último caso são totalmente personalizadas, tendo em conta a condição física do aluno e o seu estilo de vida.

O tipo de yoga que pratico é o Hatha Yoga, foca-se no trabalho do corpo, garantindo o correcto alinhamento do mesmo durante o asana. O alinhamento do corpo, em conjunto com a respiração, permitem que a mente, as emoções e os sentidos consigam entrar em equilíbrio.

Ha” significa Sol e “tha”, significa Lua”. Esta é assim uma prática que simboliza dois pólos, que consiste na procura do equilíbrio entre sim e o não, a luz e a escuridão, feminino e o masculino, a noite e o dia.Descobri o Yoga em 2014, numa altura da minha vida em que precisava desesperadamente de abrandar.

Sempre tive problemas de ansiedade e sofria imenso com o estresse. Às vezes não conseguia respirar. Queria ser super produtiva, aproveitar o tempo ao máximo e fazia tudo a correr.

Por esta razão nunca imaginei que fosse possível gostar de praticar Yoga. Resolvi experimentar e foi amor à primeira prática. Eu, que sempre andei a correr de um lado para o ouro, estava ali parada, “sem fazer nada”, pronta a descobrir a ligação entre corpo e mente.Não vou negar, as primeiras vezes não foram fáceis. Não me conseguia concentrar na respiração.

Durante o relaxamento pensava em tudo e mais alguma coisa, o que ia cozinhar para o jantar, a reunião importante que tinha no dia seguinte, o dia de trabalho que tinha corrido mal…

Mas aos poucos fui conseguindo relaxar e desligar este filme de regresso ao passado e ao futuro que não parava de passar na minha cabeça.

Lentamente fui sentindo todos os benefícios da prática do Yoga no meu corpo e mente.

  • Diminui a ansiedade, uma vez que aprendemos a controlar a nossa respiração, tornando-a mais profunda. Se pararmos para observar a nossa respiração no dia-a-dia, verificamos que ela é muito superficial e rápida (acontece sobretudo na zona do peito), o que nos deixa ainda mais ansiosas. Alguns exercícios de respiração permitem-nos ter controlo sobre a mesma, tornando a nossa respiração mais eficaz e deixando-nos mais calmas;
  • Diminui a pressão arterial, o que já foi comprovado em diversos estudos;
  • Aumenta a capacidade respiratória, através dos vários exercícios de respiração que vamos praticando;
  • Desenvolve a auto-confiança, à medida que vamos melhorando a nossa prática e percebendo que afinal aquele asana não é assim tão difícil e que nós já o conseguimos dominar completamente;
  • Melhora a nossa postura corporal e alivia dores nas articulações e músculos, desenvolvendo-os. Grande parte das dores de costas, pescoço e braços provêm de uma má postura corporal que adoptamos diariamente, pois passamos horas a fio sentadas em frente ao computador e/ou a conduzir e também a olhar para o nosso smartphone, o que causa demasiada tensão na cervical. O yoga devolve-nos uma postura corporal correcta e permite libertar a tensão que se acumula diariamente nos músculos e articulações;
  • Melhora a auto-estima, uma vez que após algum tempo de prática, sentimo-nos melhor connosco, passamos a gostar mais do nosso corpo e a perceber as coisas fantásticas que conseguimos fazer com ele;
  • Melhora a condição física, força e flexibilidade, o que nos ajuda não só no nosso dia-a-dia mas também na prática de outros tipos de exercício físico;
  • Desenvolve a concentração, o que é extremamente útil no nosso dia-a-dia;
  • Melhora o nosso equilíbrio e a nossa capacidade de resposta e reação.

Por tudo isto e muito mais, o yoga torna-nos pessoas mais felizes, com mais energia e mais tranquilidade para vivermos o nosso dia-a-dia.E o yoga também se vive fora da sala de prática: o tempo que aguentamos em cada posição traduz-se na nossa capacidade em enfrentarmos situações desconfortáveis e desafiantes, a meditação e as técnicas de respiração ajudam-nos no controlo de situações difíceis e de grande estresse, o foco num ponto quando estamos em determinada postura, ajuda-nos a manter a concentração quando estamos a desempenhar uma tarefa exigente.

Acredito que se praticássemos yoga, seríamos todos mais felizes e o mundo seria um lugar melhor!

Voltar para o blogue

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários necessitam de ser aprovados antes de serem publicados.