Baby Led Weaning (BLW): Quais os essenciais?

Neste artigo e infográfico preparado em parceria com O Bebé Sabe, vai descobrir quais são os essenciais para a prática do Baby Led Weaning.Opte por uma cadeira que seja prática e fácil de limpar.

Se colocar os cintos, coloque apenas na zona da cintura e deixe o tronco livre para permitir uma postura erecta (e não inclinada para trás).Existem várias opções de babetes: com mangas, impermeáveis, babetes “pelicano”, em tecido, etc.

Atenção à qualidade dos babetes impermeáveis!

Existem bebés que fazem alergia ao revestimento interior impermeável. Como alternativa, existem babetes em tecido (100% algodão turco orgânico) que são muito absorventes e confortáveis.

No Verão pode ser útil colocar o bebé apenas de fralda (será mais fácil lavar o corpo do bebé do que a roupa). No Inverno pode optar por vestir uma roupa mais larga (e escura) por cima da roupa do bebé. Depois coloque o babete.

Pode ser uma boa ideia dar o banho depois do jantar (não tem qualquer inconveniente, pois não há choque térmico).

O babete/tabuleiro Tidy Tot veio revolucionar o BLW e tranquilizar os pais mais preocupados com a sujidade. Também é uma excelente opção para actividades de artes plásticas com o bebé. Pode ser uma alternativa útil ao tradicional babete. Um conceito interessante, fácil de arrumar e de limpar.

 

Artigos sobre o Tidy Tot:

  • Com o Tidy Tot, o momento da refeição e da brincadeira é sem confusão!  link
  • Baby-Led Weaning Fora de Casa pela Leonor Cício no blog “Na Cadeira da Papa”: link
  • Melhor encomenda de sempre! pela Joana Paixão Brás no blog “A Mãe é que Sabe”: link

Nos primeiros meses de alimentação (BLW) o bebé vai alimentar-se com as mãos. Desta forma consegue alimentar-se de forma autónoma, mas também lhe permite a exploração dos alimentos em termos de textura, temperatura e consistência.

O momento de alimentação é muito mais do que a ingestão de alimentos, é uma experiência completa. À medida que vai crescendo e vê a restante família a utilizar talheres, o bebé começará a ter curiosidade e passará a usar os talheres de forma autónoma. Devemos oferecer talheres de tamanho adequado e oferecer a colher e também o garfo.

O melhor prato para os bebés que fazem Baby Led Weaning é o próprio tabuleiro da cadeira da refeição.

 

Coloque apenas 3 a 4 variedades de alimentos e deixe o bebé livre para os manusear e levar à boca.

Pratos com ventosa também podem ser interessantes e úteis, em particular em bebés mais crescidos. Pratos com formatos divertidos ou divisórias podem permitir empratamentos mais criativos.

A partir do momento em que se inicia a diversificação alimentar deve ter-se água disponível para o bebé. As melhores alternativas para oferecer água a um bebé, a partir dos 6 meses são:

 

  • o copo aberto (copo “normal” ou um pouco mais pequeno),
  • o Doidy Cup e
  • a palhinha.

Uma boa alternativa também podem ser os chamados “copos 360º”.

Tetinas e copos com bicos de transição não são recomendados pois não permitem o bom posicionamento dos lábios, maxilares e língua.

Não precisamos de livros de receitas específicos sobre Baby Led Weaning, uma vez que a refeição será igual para todos, mas são sempre um utensílio importante para haver alguma criatividade na cozinha.

 

Pegar nos livros que vos inspiram e fazer pequenas adaptações, sempre que necessário (retirar o sal e alterar o formato dos alimentos).

Alguns livros recomendados:

  • As 5 Cores da Cozinha Saudável da Vânia Ribeiro (blog Made by Choices): link
  • Mãe, quero mais! – Receitas saudáveis, saborosas e sem açúcar para bebés e crianças da Leonor Cício (blog Na Cadeira da Papa): link
  • A Cozinha Verde de Filipa Range (blog A Cozinha Verde): link
  • Cozinha Vegana para Bebés, Crianças e Famílias Saudáveis de Maria de Oliveira Dias (The Love Food): link
  • Cozinha Vegetariana para Bebés e Crianças de Gabriela Oliveira : link

Um dos grandes benefícios do BLW é uma maior consciência da alimentação de toda a família. Ao partilharem refeições será um incentivo a que toda a família coma de forma mais saudável e ingredientes de melhor qualidade. Assim todos ganham mais saúde.Estes são os grandes pilares do BLW e vão promover a auto-alimentação do bebé e a sua auto-regulação, tão importante na percepção da saciedade.

Os vossos filhos hoje são bebés mas vão crescer, que adultos querem que eles sejam?O BLW não é uma abordagem fácil nem rápida, mas vale muito a pena. Baseia-se no desenvolvimento do bebé no 1.º ano de vida.

Desfrute de ver o seu filho crescer, sem pressa!

Artigo e infográfico preparados em parceria com O Bebé Sabe

Voltar para o blogue

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários necessitam de ser aprovados antes de serem publicados.