Baby Led Weaning: As Perguntas Frequentes

Baby Led Weaning é um termo que está cada vez mais presente no dia a dia dos papás e famílias. Por ser em inglês e ser uma prática pouco integrada no nosso país à data ou pelo menos com até esta designação, o Baby Led Weaning (ou BLW ) levanta ainda muitas questões.

Neste artigo, apresentamos as perguntas frequentes feitas sobre esta prática para que possamos descobrir o Baby Led Weaning numa linguagem fácil e acessível.Baby Led Weaning é um método que consiste em dar ao bebé comida no seu estado natural, sem papas ou purés. Não são também utilizados acessórios especiais, incentivando assim a que o bebé toque, experimente e leve o alimento à boca, com as suas próprias mãos e pela sua própria iniciativa.Ao praticar-se o BLW, deixa-se que o bebé decidiu quando deve iniciar os sólidos , levando a um processo de alimentação independente .

Ao longo da prática do Baby Led Weaning, é oferecido ao bebé leite materno na frequência que ele quiser, pois este continua a ser a sua principal fonte de nutrição.

Acima de tudo é uma forma de relacionamento livre e saudado , em família, no momento da refeição . O leite materno deve ser, até essa idade, a sua única fonte nutritiva e único alimento.

Para mais informações sobre esta questão, leia o nosso artigo “ Introdução aos Sólidos: a alimentação do bebé de 6 meses ”. É importante notar que no dia em que o bebé faz 6 meses isso não significa que, magicamente, ele esteja pronto para comer sozinho!

Se o seu bebê nasceu prematuro, talvez nem precise esperar tanto. Mas também, muitos bebés de 6 meses, ainda não estão prontos para esta iniciação.

Os 6 meses são apenas uma base e recomendação, não uma regra. Se notar que o bebê já se mantém direito e sentado sem ajuda, se tenta levar tudo à boca e se tem aproximadamente seis meses, isso pode significar que chegou o momento de o introduzir aos alimentos sólidos. natural de aprendizagem do bebê.

Muitos bebés, durante a iniciação ao Baby Led Weaning e aos sólidos mesmo fora deste método, têm pequenas reações de “engasgos” nos primeiros dias. Isso é uma parte normal do processo de aprendizagem de alimentação do bebê, sendo bastante distinta de uma asfixia.

A Gale Enciclopédia de Medicina define uma asfixia como “ a incapacidade de respirar porque a traqueia está bloqueada, contraída ou inchada ”. Quando um bebê está a asfixiar, não haverá nenhum som (ou muito pouco) a sair da sua boca e ele terá um olhar de pânico. Uma ação deve ser tomada rapidamente e imediatamente por um adulto. Contudo, um engasgo é definido pelo Dicionário de Mosby como “ um reflexo de ânsia involuntário que pode ser estimulado por algo que toque o palato ou a região da garganta ”.

Nesse caso, nenhuma ação precisa de ser tomada. O adulto deve manter a calma e ficar por perto para oferecer apoio ao bebê, em caso de pânico.

O adulto não deve interferir com o processo natural: não coloque o dedo na boca do bebê nem as batas nas costas enquanto ele se engasga, pois isso pode causar asfixia ao mover o alimento na traqueia.

É importante que durante a introdução dos sólidos o bebê se encontre sentado. Desta forma, qualquer coisa que o bebê não possa ou não conseguir engolir, irá ser expelido e não alojado na garganta. Nesse caso, não deve ser forçado. A vantagem de aplicar o método do Baby Led Weaning e colocar à disposição do bebé os alimentos sem “preparação especial” e na sua forma original e natural, faz com que a liberdade seja total. Ele agarra, se quiser. Ele vem, se quiser. Ele prova, se quiser. O Baby Led Weaning é sinônimo de não forçar nada ao bebê. A última coisa que queremos é criar um ambiente alimentar estressante ao bebê!Aplicar o Baby Led Weaning é permitir que o bebê brinque, prove e se alimente no seu próprio ritmo.

Se sente que o bebé está completamente desinteressado pela comida, pode substituir alguma da comida que lhe faça à frente por um brinquedo, fazendo-o sempre com que ele continue a estar com a família na mesa de jantar à hora da refeição.

Acima de tudo é um estilo de vida que fomenta a rotina da família, o respeito pelo ritmo natural, a independência e o convívio.Claro! Nunca é tarde para começar no Baby Led Weaning. Mesmo se já dá papinhas ao bebé, pode dar-lhe agora a oportunidade de explorar, por si mesmo, os alimentos sólidos. Coloca-o na sua cadeira de refeição no momento de almoço ou jantar com o resto da família, e apresenta-os alimentos inteiros e sólidos ao invés da papa normal. Como ele está habituado à papinha e comer à colher poderá ter alguma reação ou resistência inicial . Os papás também devem estar atentos, pois como o bebê esteve habituado ao papai, pode ter o instinto de colocar mais comida na boca e engolir em grande quantidade de forma rápida. podes iniciar o Baby Led Weaning de forma paralela à papinha atendendo a pouco e pouco a sua quantidade e aumentando gradualmente a quantidade de alimentos sólidos. Pode sempre optar por manter ambas as opções.Família, alimentos saudáveis ​​e que dê para as necessidades e idosos de todos, muito amor, compreensão, paciência, respeito e diversão!

Para facilitar o processo de aprendizagem e exploração, a Rebento criou uma categoria com os essenciais para o Baby Led Weaning: clique aqui .

 

Voltar para o blogue

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários necessitam de ser aprovados antes de serem publicados.