Aleitamento Materno e Amamentação no Regresso ao Trabalho

O regresso ao trabalho após ter sido mãe é motivo de grande ansiedade. Perguntas como "será que ele fica bem sem mim?", "como é que ele vai adormecer?", "como será o aleitamento materno? será que vai beber o meu leite?" ou "será que vou conseguir extrair leite?" surgem na cabeça da mãe que nesta fase vai questionar todos os cuidados ao bebé na sua ausência. Planear o regresso ao trabalho é a chave para continuar a amamentar o seu bebé e diminuir a ansiedade nesta fase. Este planeamento tem de ter em conta vários fatores como a idade do bebé na altura do regresso, se está em amamentação exclusiva ou já introduziu a alimentação complementar e a quem ficará entregue. Estas são algumas dicas para tornar o processo mais tranquilo e simples! Não é necessário fazer um grande stock de leite, nem começar muito cedo. Se extrair 100ml de leite todos os dias ao fim de um mês tem cerca de 3 litros de leite armazenado.

Depois vai repondo o stock com o que extrair durante as pausas no trabalho. A melhor maneira de armazenar LME (leite materno extraído) é congelando. Há várias opções de recipientes para este efeito, use o que achar mais cômodo para si.

Pode optar por congelar quantidades diferentes para evitar desperdícios ou pode juntar leite refrigerado a leite já congelado para obter a quantidade desejada. O LME deve ser oferecido ao bebé sempre que ele pedir ou mostrar sinais de fome. Lembre-se que até aqui ele mamava sempre que queria (livre demanda).

O biberão é apenas uma das opções para dar leite a um bebé.

Se o bebé até aqui nunca usou biberão e não quer introduzir um na sua rotina, não se preocupe, pode oferecer-lhe o LME por palhinha, seringa, copo, colher ou utilizar o leite materno para fazer as papas do bebé.Durante a jornada de trabalho deve fazer uma pausa a cada 3 horas para extrair leite, ou sempre que tiver oportunidade. Sempre que estiver com o seu bebé ofereça-lhe mama.

As mamadas noturnas são de grande importância nesta altura já que a prolactina está mais activa durante o repouso da mãe. Amamente o seu bebé durante a noite, mesmo que ele não acorde.O leite extraído durante o horário de trabalho pode ser o suficiente para o bebé no dia seguinte. Nesse caso, não precisa de congelá-lo. Por outro lado, pode preferir ir dando o leite mais antigo ao bebé. Assim vai fazendo a reposição com o leite extraído no trabalho.Lembre-se que a lei prevê que a mãe que amamenta, independentemente da idade do bebé, tenha redução de horário para esse efeito. Deve comunicar a sua intenção de usar este direito à entidade empregadora antes do seu regresso.

Consulte a informação disponível no site da CITE, onde encontra também uma calculadora que a ajudará a perceber quantas horas tem direito.Estar informada e planear o seu regresso à actividade profissional reduz o stress em si e no bebé e prolonga a amamentação.Se surgiram dificuldades na amamentação nesta ou noutra fase, procure ajuda de uma assessora de lactação ou conselheira em aleitamento materno.

Bom regresso!

Ana Custódio, Doula, Conselheira em Aleitamento Materno, Fundadora da Amamenta Algarve e blogger no Mãe de Todos.

Voltar para o blogue

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários necessitam de ser aprovados antes de serem publicados.